, ,

O que eu aprendi ficando um ano sem gastar?

maio 30, 2019

o que aprendi quando fiquei um ano sem gastar anadodia ana do dia

     Leia esse post até o final para conferir a surpresa que eu preparei para você!

     Em 2015 eu me desafiei a ficar um ano sem gastar com roupas, sapatos ou maquiagem. Tomei essa decisão porque eu era uma pessoa muito consumista. Na época eu estudava no centro da cidade e não conseguia cruzar o caminho do ponto de ônibus até a faculdade ilesa, eu praticamente comprava uma coisa nova por dia. Apesar de não ter cumprido o prazo de um ano, aprendi muito nesse tempo e compartilho tudo nesse post. 

Leia também:

O que eu aprendi ficando um ano sem gastar?

Roupa não é descartável
     A primeira coisa que aprendi nesse período é algo que é meu lema até hoje: roupa não é descartável. Antes, como eu comprava muita coisa, estava sempre me livrando de peças antigas. Cheguei a doar coisas com etiqueta. Quando decidi que ficaria um tempo sem comprar nada novo precisei me virar com o que já tinha no meu guarda-roupa.

Uma peça pode compor vários looks
     Além de usar a mesma peça por muito tempo ainda precisei ser mais criativa e compor muito mais looks com o que eu já tinha. Ou seja, a forma com que eu olhava para o meu guarda-roupa e para o meu estilo mudou muito. Aqui no blog é possível conferir o quadro 1peça3looks, que é autoexplicativo. 

Customizar por ser o caminho
     Quando a gente enjoa de uma peça, ela não necessariamente vai para o lixo. Quando você enjoa de algo, pode ser uma boa ideia começar a pensar em customizar, eu cansei de transformar camisetas em regatas ou calças em shorts.

Roupa é um gasto desnecessário
     Isso tudo também me deu uma noção muito melhor sobre o meu dinheiro. Já que eu finalmente percebi o tanto que eu gastava com roupa. Aliás, eu percebi que roupa é um gasto desnecessário. Quando eu voltei a comprar roupa comecei a buscar outras formas de consumo mais baratas. Como a Vautier ou como comprar algo de qualidade e que vai durar mais, por exemplo.

Finalmente, comprar muito me impedia de encontrar o meu estilo
     Quando a gente sempre compra coisa nova (seja porque gostou, ou seja porque está em promoção), acaba usando porque é novo. "Tenho uma festa? Então uso aquele vestido que acabei de comprar". Mas depois e ficar tanto tempo sem gastar, ao voltar a comprar, eu já tinha um norte, eu já sabia o que gostava e comprava de forma inteligente.

     Gravei um vídeo sobre o assunto, que talvez possa te interessar:


    Que tal tentar a experiência? Pode te ensinar mais do que você imagina! 

Agora preste atenção em uma coisa muito importante

     A pergunta que não quer calar: você prefere continuar só lendo sobre "estilo e moda" ou realmente ser dona de um estilo invejável?

     Você sabe o que acontece quando você não entende o seu estilo? Você  transmite a imagem errada nos seus looks, compra roupas que não combinam com você, gasta um dinheiro desnecessário, não aproveita 100% as roupas que já tem, não se sente bonita... E quando isso acontece, a nossa auto estima vai lá pra baixo, e reflete diretamente no nosso emprego, no nosso relacionamento, na nossa vida!

     A verdade é que:  quanto mais tempo você fica sem entender o seu estilo, mais tempo você gasta passando a imagem errada e mais dinheiro gasta com roupas que não vão te ajudar a se vestir melhor. Eu não acho que você faz o tipo que gosta de gastar dinheiro.

     Eu já estive exatamente no seu lugar e posso te ajudar, por isso eu desenvolvi o método Moda Inteligente, um curso simples e direto, sem enrolação, com tudo o que você precisa saber para ser referência de estilo para as suas amigasClique para se tornar a melhor versão de você!


Você também vai gostar

2 comments

  1. Achei muito bom, principalmente por ter opiniões parecidas com as minhas. A respeito de roupas, por acaso, também gosto de comprar poucas peças, mas seguindo um certo estilo. E quanto ao gosto musical, também adoro The Killers, especialmente a música "Human". Valeu!!!


    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu relato. De um ano pra cá sinto necessidade diária de comprar. Preciso tomar essa decisão firme igual você tomou. Obrigada pelas dicas! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Já que chegou até aqui, deixe seu comentário e me conta o que você achou do post! ♥

ASSINE A NEWSLETTER

E conheça outras dicas para gastar menos e se vestir melhor

Popular Posts

Pinterest

Facebook