O que eu aprendi ficando um ano sem gastar?

By Ana Soares - maio 30, 2019

o que aprendi quando fiquei um ano sem gastar anadodia ana do dia

     Em 2015 eu me desafiei a ficar um ano sem gastar com roupas, sapatos ou maquiagem. Tomei essa decisão porque eu era uma pessoa muito consumista. Na época eu estudava no centro da cidade e não conseguia cruzar o caminho do ponto de ônibus até a faculdade ilesa, eu praticamente comprava uma coisa nova por dia. Apesar de não ter cumprido o prazo de um ano, aprendi muito nesse tempo e compartilho tudo nesse post. 

Leia também:

o que aprendi quando fiquei um ano sem gastar anadodia ana do dia


O que eu aprendi ficando um ano sem gastar?

Roupa não é descartável
     A primeira coisa que aprendi nesse período é algo que é meu lema até hoje: roupa não é descartável. Antes, como eu comprava muita coisa, estava sempre me livrando de peças antigas. Cheguei a doar coisas com etiqueta. Quando decidi que ficaria um tempo sem comprar nada novo precisei me virar com o que já tinha no meu guarda-roupa.

Uma peça pode compor vários looks
     Além de usar a mesma peça por muito tempo ainda precisei ser mais criativa e compor muito mais looks com o que eu já tinha. Ou seja, a forma com que eu olhava para o meu guarda-roupa e para o meu estilo mudou muito. Aqui no blog é possível conferir o quadro 1peça3looks, que é autoexplicativo. 

Customizar por ser o caminho
     Quando a gente enjoa de uma peça, ela não necessariamente vai para o lixo. Quando você enjoa de algo, pode ser uma boa ideia começar a pensar em customizar, eu cansei de transformar camisetas em regatas ou calças em shorts.

Roupa é um gasto desnecessário
     Isso tudo também me deu uma noção muito melhor sobre o meu dinheiro. Já que eu finalmente percebi o tanto que eu gastava com roupa. Aliás, eu percebi que roupa é um gasto desnecessário. Quando eu voltei a comprar roupa comecei a buscar outras formas de consumo mais baratas. Como a Vautier ou como comprar algo de qualidade e que vai durar mais, por exemplo.

Finalmente, comprar muito me impedia de encontrar o meu estilo
     Quando a gente sempre compra coisa nova (seja porque gostou, ou seja porque está em promoção), acaba usando porque é novo. "Tenho uma festa? Então uso aquele vestido que acabei de comprar". Mas depois e ficar tanto tempo sem gastar, ao voltar a comprar, eu já tinha um norte, eu já sabia o que gostava e comprava de forma inteligente.

     Gravei um vídeo sobre o assunto, que talvez possa te interessar:


    Que tal tentar a experiência? Pode te ensinar mais do que você imagina! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pela visita!
Já que chegou até aqui, deixe seu comentário e me conta o que você achou do post! ♥