, ,

Embalse El Yeso: Porque pensar bem antes de ir?

setembro 12, 2016


     Embalse El Yeso é um dos lugares mais lindos que eu fui no Chile, mas o perrengue foi tão grande que eu mal fotografei. Só pensava em gravar meus últimos momentos antes de perder um membro e dar o fora dali o mais rápido possível. Eu explico, vamos começar pelo começo. 
     Trata-se de uma represa situada na cordilheira dos andes, divisa com a Argentina. Fica fora de Santiago, em uma região chamada de Cajón del Maipo (mas deixarei na tag Santiago, assim fica mais fácil de encontrar). Dias antes da viagem o Gustavo me mandou fotos de um lugar INCRÍVEL, com uma queda d'agua lindíssima e um visual de tirar o fôlego. Dessa forma decidimos que iríamos ao Cajón del Maipo. O local é pouquíssimo divulgado, e no período invernal quase ninguém aparece por lá. Mas, completamente desinformados e despreparados, na intenção de pagar menos, resolvemos chegar lá por conta própria. 
     Fomos até a estação de metrô Las Mercedes, e lá pegamos o ônibus Metrobus MB-72 da empresa Tur Maipo. Não me lembro quanto pagamos, mas foi beeeem baratinho. O tempo todo perguntávamos para as pessoas se o baños Morales estava aberto (essa era nossa referência, sabíamos que era perto ao local que queríamos ir), e a resposta era sempre sim. Imagine a nossa surpresa quando o motorista do ônibus parou no meio do nada e disse "Ah, baños Morales está fechado, e esse lugar que vocês querem ir chama Embalse El Yeso, e fica a uns 20km daqui. Estamos no ponto final".  Oi?


     Não preciso nem dizer que andamos MUITO, pegamos outro ônibus, andamos mais um pouco, pedimos informações para pessoas que não entendiam uma única palavra de português e fizemos amizade com pessoas incríveis. Acho que essa foi uma das partes mais legais, conhecemos uma família chilena muito gente boa e que nos ajudou pra caramba. 
     Bom, depois do DESASTRE que foi chegar lá, enfim estávamos a poucos metros da vista magnífica de Embalse El Yeso. Vale lembrar aqui que nós não sabíamos que pegaríamos TANTA neve. Fui de legging e tênis de academia. Eu sinceramente achei que ia morrer naquele dia, nunca senti isso na vida. O problema é que você está nas cordilheiras e precisa passar por um caminho de terra e neve derretida. Depois de andar bastante na neve e achar até tranquilo, chegamos a uma área onde ela já havia virado grandes poças d'água. O primeiro passo e meus pés ficaram encharcados,  eu realmente entrei em desespero. A situação piorou quando deixei de sentir o dedo mindinho. 
     Foi quando encontramos pessoas incríveis. Haviam alguns grupos de turistas pela região, sorte a nossa que eles se solidarizaram com esses dois brasileiros babacas. Só me lembro da sensação da banheira quente quando cheguei no hotel.


     Resumo da obra: Nunca, NUNCA, nunca vá a um lugar que você não conhece e de difícil acesso sem um guia adequado. Foi uma aventura? Foi uma aventura. Vivi momento inesquecíveis? Vivi momentos inesquecíveis. Mas quando deitei a noite, mal consegui dormir pensando na idiotice que tínhamos feito. A gente podia ter morrido pelo simples fato de não se informar corretamente e querer economizar. Em um determinado momento estávamos só eu e o Gustavo cercados de neve. Se a gente escorregasse e caísse na represa ninguém ia saber. Nem nossos pais sabiam direito onde estávamos. Penso até hoje na sorte que tivemos. O lugar é lindo? Sim é incrível. Ficamos alguns minutos tremendo e observando a beleza de Embalse El Yeso. Pra quem vive no calor da terra da garoa, aquele montão de neve até emociona. 
     Mas se mesmo assim você quiser conhecer um dos lugares mais lindos do Chile, contrate alguém que entenda, alugue roupas apropriadas e encare as montanhas de neve, vai valer a pena. 

     Ah, toda essa aventura ficou registrada em um vlog. Assiste aqui:

Você também vai gostar

4 comments

  1. Gente que pena, porque o lugar é lindo.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  2. Vi essas fotos no seu insta e fiquei babando na beleza desse lugar. Desde criança, um dos meus maiores sonhos é conhecer a neve e tal, acho que me sentiria realizada se viajasse pra esse destino *-*
    mas realmente... apesar de aprendizado, não sei se foi uma boa estar sozinha com outra pessoa no meio desse monte de neve. Que bom que tudo deu certo e hoje você tá aqui contando a história e mostrando essas fotos lindas!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba Ana, que perrengue! Imagino o desespero de vocês na hora, mas ainda bem que deu tudo certo! Bjs

    www.desencana.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Já que chegou até aqui, deixe seu comentário e me conta o que você achou do post! ♥

ASSINE A NEWSLETTER

E conheça outras dicas para gastar menos e se vestir melhor

Popular Posts

Pinterest

Facebook